Vamos recordar as quatro operações matemáticas, que você já aprendeu.
A adição é uma operação ligada a situações que envolvem as ações de juntar quantidades ou de acrescentar uma quantidade a outra.
A subtração é uma operação que está ligada a três idéias diferentes: tirar uma quantidade de outra, completar quantidades (quanto falta) e comparar (quanto a mais).
Idéia de retirar
De 8, tiro 6, restam ...
Idéia de comparar Quanto 8 é maior que 6? ou Quanto 6 é menor que 8?
Idéia de completar
Tenho 6 para completar 8, faltam...
A multiplicação é uma operação que pode estar ligada a idéia de juntar quantidades iguais, a uma idéia combinatória, à idéia de organização retangular ou à idéia de comparação (dobro, triplo etc.).
A divisão é uma operação que está ligada à idéia de repartir uma quantidade em partes iguais ou à idéia de verificar quantas vezes uma quantidade cabe em outra.
Agora resolva estes exercícios, e escreva ao lado qual operação você utilizou para resolver o exercício:
1) Em um ônibus cabem 35 pessoas sentadas e 20 pessoas em pé. Quantas pessoas cabem dentro deste ônibus?
Dentro deste ônibus cabem pessoas.
Operação utilizada:
2) Maisa tem 15 balas e quer dividir igualmente essas balas em 3 pessoas.Quantas balas cada pessoa irá ficar?
Cada pessoa irá ficar com balas.
Operação utilizada:
3) Um prédio tem 5 andares, cada andar tem 4 apartamentos. Quantos apartamentos têm neste prédio?
Neste prédio tem apartamentos.
Operação utilizada:
4) Gabriel comprou um saco com 20 balas. Ele deu 14 balas pra sua prima. Com quantas balas Gabriel ficou?
Gabriel ficou com balas.
Operação utilizada:
5) Luiza tem 40 papéis de carta e Marina tem 60. Quantos papéis de carta Marina têm a mais que Luiza?
Marina tem papéis de carta a mais que Marina.
Operação utilizada:
6) Mirella tem 12 bombons e ganhou mais 13 bombons da sua tia. Com quantos bombons Mirella ficou?
Mirella ficou com bombons.
Operação utilizada:
7) Carolina tem 12 anos, e sua irmã Camila tem o dobro da sua idade. Quantos anos Camila têm?
Camila tem anos.
Operação utilizada:
+ | adição |
- | subtração |
X | multiplicação |
: | divisão |
A adição é uma operação ligada a situações que envolvem as ações de juntar quantidades ou de acrescentar uma quantidade a outra.
A subtração é uma operação que está ligada a três idéias diferentes: tirar uma quantidade de outra, completar quantidades (quanto falta) e comparar (quanto a mais).
Idéia de retirar
De 8, tiro 6, restam ...
Idéia de comparar Quanto 8 é maior que 6? ou Quanto 6 é menor que 8?
Idéia de completar
Tenho 6 para completar 8, faltam...
A multiplicação é uma operação que pode estar ligada a idéia de juntar quantidades iguais, a uma idéia combinatória, à idéia de organização retangular ou à idéia de comparação (dobro, triplo etc.).
A divisão é uma operação que está ligada à idéia de repartir uma quantidade em partes iguais ou à idéia de verificar quantas vezes uma quantidade cabe em outra.
Agora resolva estes exercícios, e escreva ao lado qual operação você utilizou para resolver o exercício:
1) Em um ônibus cabem 35 pessoas sentadas e 20 pessoas em pé. Quantas pessoas cabem dentro deste ônibus?
Dentro deste ônibus cabem pessoas.
Operação utilizada:
2) Maisa tem 15 balas e quer dividir igualmente essas balas em 3 pessoas.Quantas balas cada pessoa irá ficar?
Cada pessoa irá ficar com balas.
Operação utilizada:
3) Um prédio tem 5 andares, cada andar tem 4 apartamentos. Quantos apartamentos têm neste prédio?
Neste prédio tem apartamentos.
Operação utilizada:
4) Gabriel comprou um saco com 20 balas. Ele deu 14 balas pra sua prima. Com quantas balas Gabriel ficou?
Gabriel ficou com balas.
Operação utilizada:
5) Luiza tem 40 papéis de carta e Marina tem 60. Quantos papéis de carta Marina têm a mais que Luiza?
Marina tem papéis de carta a mais que Marina.
Operação utilizada:
6) Mirella tem 12 bombons e ganhou mais 13 bombons da sua tia. Com quantos bombons Mirella ficou?
Mirella ficou com bombons.
Operação utilizada:
7) Carolina tem 12 anos, e sua irmã Camila tem o dobro da sua idade. Quantos anos Camila têm?
Camila tem anos.
Operação utilizada:
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